19 maio 2011


Estava engavetada uma entrevista com Daniel Gonzaga em nossos arquivos
como ele está lançando mais um albúm, resolvemos colocar essa entrevista no ar

é importante ressaltar que ele também faz vídeos independentes, mesmo sendo um músico importante, sua necessidade de criar informações de uma maneira mais simples tem a ver muito com os trabalhos que o coletivo desempenha, já a foto em destaque trata desse novo disco que tem rendido muitos elogios da crítica, segue:



Olá, Daniel, obrigado pela oportunidade.

Gostariamos de saber em que fase está seu trabalho, se está gravando algúm albúm, se está em turnê, queriamos saber o que Daniel Gonzaga está fazendo por aí...
R: Estou começando a gravar disco agora, sem pressa, terminando a turnê do "Comportamento Geral" e parando "à força" para entrar em estúdio.
Para o público paulista, na nossa visão, você não é muito conhecido, me corrija se eu estiver errado, mas se isso for real mesmo, sabe ao que se deve isso?
R:Na realidade eu tenho um ótimo público em SP e me identifico com ele. Conheço alguns pelo nome e, graças a isso, meus shows em SP são sempre ótimos e de casa lotada!
Quando viu que acabaria entrando na música?E se muitas pessoas foram responsáveis por essa decisão?
R: Rapaz... acho que eu nem notei. Quando eu vi, já era! Gravei coro infantil pra Erasmo, Chico Anysio, meu pai... e fui fazendo até hoje... acho que nem sei fazer outra coisa.
No seu site tem algums viagens no exterior, como receberam sua música nesses países??
R: Foi ótimo mesmo. São experiências que, definitivamente, te deixam mais fortes enquanto artista. Tocar para uma platéia que não te conhece e que mesmo assim te aplaude de pé te deixa, sem dúvida, mais confiante enquanto músico e cantor.
Tem alguma parceria que queria ter feito ou quer fazer?Algum compositor brasileiro que tenha sido muito importante para você.
R: Bem, é tanta gente... nem tem mais como dissociar um de outro... as obras se completam e formam um mosaico de coisas pra gente aprender. Elegância e pé de serra, violão e sanfona... o Brasil é muito importante pra mim. A miríade de cores dos ritmos brasileiros.
A nova música brasileira te chama atenção?Algum artista especial para ressaltar?
R: Gosto da Céu. O Krieger é um excelente compositor... enfim... todos na batalha e lutando contra um bicho poderoso que é a mídia. Dá pra ressaltar a todos aqueles que tentam ser diferentes no meio desse mar de semelhanças.
E a nova forma de consumir música, da internet, como vê essa questão?Ela foi benéfica para você?
R: Hoje em dia o palco é a forma do artista ganhar dinheiro. Estar atento à seus nichos e seu público. Se importar. Criar e demonstrar. É um processo óbvio e natural (?). Não tem mais jeito. Vou te falar que nem me atrapalhou e nem me beneficiou, já que não sou um grande vendedor de discos. Mas é evidente que teremos que lidar com a produção, distribuição e consumo de músicas de forma diferente.
É inevitável falar sobre seu pai e seu avô, a pergunta derepente é meio complicada, mas é possível ver que mistura os dois em suas músicas, mas se puder dizer, qual está mais presente em sua música?
R: Às vezes um e às vezes outros... depende do momento.
Qual música do Gonzaguinha pra você é mais significante?
R: Cavaleiro Solitário
E a arte no Brasil (no geral ), como vê?Acho que ainda falta muitas oportunidades?Acha que estamos indo no caminho certo?
R:Arte no Brasil é luta e determinação. Acho que estamos avançando sim, mas a passos lentos. A cultura de consumo rápido acabou com o prazer de se saborear a arte simples.
Além da música, sei que gosta de fazer vídeos, em seu site tem, na música "Comportamento geral" como foi a idéia e o processo da gravação do clipe?
R: Uma câmera na mão e uma idéia na cabeça (rsrs), idéia do Marcio, quem dirigiu o clip. Tipo "o homem comum"? Tem outro que é o da música "Da Vida", filmado na Europa, sem querer. Gosto de utilizar as tecnologias que possuo para produzir informação, não importa a qualidade.
O que acha de ações como essa do Lobo Parietal??
R: É justamente o tipo de coisa da qual estou falando. Iniciativas que aproveitam a tecnologia comum para produzir informação relevante. Qual menos centralização melhor. É importante o conhecimento da palavra que não se desvia em conceitos editoriais, que não se altera. Desculpem a demora.
Muito obrigado, deixe um recado para as pessoas que derepente querem conhecer melhor seu trabalho!


vídeos independentes do artista:


Nenhum comentário:

Postar um comentário